contratar-plano-de-saude-mais-barato

Os 9 Poderes Mágicos para Tornar o Plano de Saúde mais barato.

Até o final desse artigo irei explicar os principais fatores que impactam no preço do Seguro Saúde. Espero que esse conhecimento que irei te passar ajude você a economizar o máximo na contratação do seu plano de saúde.

Será que você realmente precisa de um seguro saúde?

Eu não quero depender do SUS para tratar qualquer tipo de doença e você. Quando uma doença se manifesta precisamos tratá-la de imediato, no sistema público de saúde você pode esperar meses para marcar uma consulta, conseguir um exame ou fazer uma cirurgia.

Mas Porquê o seguro saúde é tão caro no Brasil.

A saúde no Brasil é muito cara. Consultas caras, exames caros, procedimentos caros, esses são os principais motivos do elevado valor de um plano de saúde. O preço também pode ser explicado por fraudes e pouca concorrência.

 

Mas afinal, o que é Seguro Saúde e Plano de Saúde?

Basicamente esses 2 termos significam a mesma coisa. O que mais diferencia um do outro é que no Seguro Saúde existe a possibilidade de reembolso enquanto que o Plano de Saúde só possibilita o atendimento em rede própria ou credenciada, sem reembolso.

Assim, o seguro saúde se mostra mais completo pois possibilita ao cliente se consultar com o médico de sua preferência e ser atendido na unidade de saúde que desejar, independente de ser ou não credenciada ao seu seguro saúde.

No momento da consulta ou exame o cliente paga paga a consulta particular normalmente mas, de posse dos documentos comprobatórios ele solicita o reembolso dos gastos a operadora de saúde. É bom salientar que o valor do reembolso é de acordo com o valor da tabela do plano e não exatamente no valor que você pagou pelo procedimento.

Vamos exemplificar para tornar o entendimento mais claro.

Caso você tenha pago 250,00 reais em uma consulta mas o valor que o plano paga ao profissional médico por esse serviço é 150,00, você vai pagar ao médico os 250,00 pela consulta particular mas só será reembolsado pelo plano em 150,00, que daquele procedimento no plano.

Portanto fique atento!

Caso você more em uma cidade que tem poucos profissionais qualificados ou necessite constantemente de consulta e exames de profissionais que não atendem planos de saúde talvez seja melhor contratar um seguro saúde com uma tabela de reembolso mais alta.

Consulte um dos nossos especialistas para entender melhor como aumentar o reembolso.

 

consultoria-em-planos-de-saude

 

1º Poder Mágico

O domicílio fiscal da empresa

Talvez o mais importante para a determinação do preço de um  seguro Saúde é o Estado onde o mesmo será contratado.

O preço do seguro saúde pode variar até 100% entre os diferentes estados do Brasil.

Alguns planos alegam que essa variação se deve a diferenças nos preços de procedimentos e consultas médicas entre os estados. Alguns relacionam ao índice de fraude, outros a questões culturais na utilização irresponsável do plano.

Independente do motivo, precisamos ficar atentos para isso.

 

 

2º Poder Mágico

Contrate um Plano mais Simples

Dimensione bem o que você realmente precisa e vai usar no seu seguro saúde para não pagar caro por um produto que dificilmente irá usar.

Se nós formos analisar o Plano Amil vamos perceber que existem várias modalidades.

Amil 300

Amil 400

Amil 500

Amil 700

Amil 900

Cada uma com suas características e redes credenciadas.

É claro que quanto mais “sofisticado” for o plano, mais caro ele também será. Os Planos mais “TOP” tem atendimento nos principais hospitais do Brasil como Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einsten, dentre outros.

Além disso, você terá um maior valor de reembolso e diversas vantagens como UTI aérea, etc.

 

3º Poder Mágico

Modalidade de Plano Hospitalar

O Plano Hospitalar é aquele voltado a grandes riscos. Indicado para pessoas que estão preocupados com grandes procedimentos como cirurgias, internações e UTI.

O Plano Ambulatorial e Hospitalar cobre tanto os grandes riscos hospitalares quando os pequenos procedimentos como exames e consultas. É mais indicado para quem precisa de atendimento e exames constantes.

 

4º Poder Mágico

Plano com Coparticipação

A coparticipação é o ato do cliente pagar o procedimento juntamente com o plano.

Você vai normalmente ao médico, se identifica com sua carteirinha e é atendido sem pagar nada no momento porém, no boleto do mês seguinte vem o valor correspondente da coparticipação que você deve pagar.

A maioria das administradoras de saúde trabalham com 10%, 20% ou 30% de coparticipação.

É bom lembrar que o valor da coparticipação se da sobre o valor da tabela do plano, aquela que o plano paga ao profissional de saúde e não o valor que ele cobre durante um atendimento particular.

A coparticipação foi criada para estimular o uso “responsável” do plano tendo em vista que o simples fato das pessoas contribuírem, com menor que seja o valor, já faz com que utilizem apenas quando realmente necessário.

 

5º Poder Mágico

Escolha da Operadora de Saúde

Existem várias operadoras de seguro saúde no mercado. As mais conhecidas são Bradesco Saúde, Amil e SulAmérica.

Outras bastante conhecidas são: Unimed, HapVida, Golden Cross, Intermédica, Medial, Caixa, NotreDame, dentre várias outras.

Além Planos como o do Cassi, Petrobras, Correios, etc não são comercializados. Podendo aderir apenas funcionários ou dependentes.

Diante da variedade de empresas que oferecem o seguro saúde teremos preços e condições diferenciadas. No entanto, você não deve se apegar apenas ao preço. O mais importante no plano de saúde é a rede credenciada.

Não adianta você ter um plano que não possua profissionais credenciados na cidade onde mora portanto, procure pesquisar nas clinicas da sua cidade quais as modalidades de planos aceitos antes de contratar o seu seguro saúde.

Apesar de parecer uma variedade grande de empresas, na realidade são poucas para o tamanho da população brasileira. E, devido a essa pequena concorrência, os preços das operadoras acabam sendo parecidos.

Por exemplo, Bradesco SulAmérica e Amil tem produtos parecidos com preços muitos próximos. No entanto, você fazendo uma escolha mais barata e economizando um pouco aqui, e em outros poderes mágicos, no final a sua economia pode se tornar bastante considerável.

 

 

6º Poder Mágico

Plano Empresarial

Existem basicamente 2 modalidades de seguro saúde. O Plano Empresarial, indicado para quem possui CNPJ e o Plano Individual, para quem irá contratar como pessoa física mesmo.

Hoje a maioria das grandes administradoras de saúde só comercializam o Plano Empresa. A Amil faz a partir de 2 vidas e o Bradesco e SulAmérica a partir de 3 vidas.

Entenda o motivo.

Imagine que você faz um plano de saúde individual e em 6 meses manifesta uma doença grave. Desta forma, você irá precisar de vários exames, consultas e tratamento caro. O “Prejuízo” que a seguradora terá com você será muito alto, concorda?

Agora vamos imaginar outro cenário.

Vamos imaginar que você, sua esposa e seu filho contrate um plano de saúde empresarial e em 6 meses você manifesta uma doença grave. O “Prejuízo” que a seguradora terá com seu plano será menor já que ela esta tendo uma grande despesa com você mas sua esposa e filho estão pagando o plano e usando pouco.

Então, quanto maior o número de vidas, menor tende a ser o risco da administradora pois o risco está diluído.  Mesmo que um ou outro acabe usando mais o plano, a maioria não irá usar muito, gerando um equilíbrio financeiro.

 Seguindo essa linha de raciocínio não é interessante para as empresas trabalharem com planos individual, correto?

Sim, correto!

Então, o que se faz para comercializar planos de saúde para pessoas físicas é criar o que se chama de plano por adesão. Ou seja, a pessoa vai aderir a um grupo de pessoas com características comuns.

Algumas empresas como a Qualicorp, ExtraMed, AlCare, etc reúnem um grupo de pessoas (advogados, médicos, estudantes, comerciários, etc) e contratam um plano de saúde com as administradoras de saúde. Assim, apesar do plano ser comercializado individualmente, ele foi fechado coletivamente, diminuindo o risco da administradora de saúde.

 

 

 

7º Poder Mágico

Acomodação em Enfermaria

Existem 2 tipos de acomodação. Quarto Coletivo ou Quarto Individual. É fácil perceber que o quarto coletivo deixa o plano mais barato pois diminui o custo do internamento.

Para quem quer mais privacidade, pacientes idosos e crianças o quarto individual é mais indicado pois oferece mais conforto e possibilidade de acompanhante.

Para pacientes jovens o quarto coletivo é uma boa opção. Os grandes hospitais não costumam colocar mais do que 2 ou 3 pessoas por quarto. O que fica mais prejudicado é a permanência de acompanhantes.

 

 

8º Poder Mágico

Dedução no Imposto de Renda

Você já deve saber que despesas de saúde e educação são dedutíveis do IR – Imposto de Renda.

Sendo assim, você deve informar na sua base de cálculo do imposto de renda e fazer a dedução do seu plano de saúde e odontológico. Com isso, você irá pagar menos IR ou até mesmo ter restituição.

Como essa restituição foi devido a declaração do plano, você deve computar essa diferença ao valor do plano e assim, ele sai anualmente mais barato do que o valor que você pagou.

 

 

9º Poder Mágico

Plano Compulsório

No Plano Empresarial você pode optar pela modalidade compulsória onde toda a categoria funcional deve aderir ao plano assim, você terá ainda mais desconto na contratação.

Você pode aderir a modalidade compulsória por grupo ou categoria funcional ou opcional. Desta forma, o plano pode ser compulsório apenas para os sócios, (devendo todos os sócias aderir), e opcional para o funcionários, (podendo aderir apenas os que quiserem ou até mesmo nenhum).

 

 

Clique aqui para visitar o nosso site e conheça outros produtos. Ou se preferir visite o nosso blog e fique por dentro das novidades sobre seguros, consórcios, panos de saúde, odontológico e previdência.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *