bdadcor@gmail.com (71) 99938-6064
Seja um franqueado
Conheça-o-seguro-viagem

De A a Z – 10 Dicas que você precisa saber para Economizar com o Seguro Viagem

Conheça o Seguro Viagem

O seguro viagem é um produto indispensável para quem deseja viajar, seja no Brasil ou para o exterior; muito importante para quem faz viagens internacionais. Ele garante que, em caso de acidente ou algum imprevisto durante a viagem, você não fique desassistido, nem tenha gastos extras devido a imprevistos cobertos.

A assistência do seguro vai desde consultas médicas até emergências médicas e odontológicas, remédios, traslado médico, etc e até extravio ou perda de bagagem. Tudo depende de qual seguro você contratou. Se você ainda não conhece o seguro viagem não se preocupe, até o final desse GUIA você vai aprenderá o necessário para contratar o seu seguro ideal e garantir a segurança e tranquilidade na sua viagem.

 

Conheça os Principais Tipos de Seguro Viagem

Seguro Viagem Nacional

O Seguro Viagem Nacional é pouco procurado pelos Brasileiros no entanto, a grande maioria dos Brasileiros não possuem Seguros Saúde de abrangência Nacional e, nesse caso, o seguro viagem se torna indispensável.

Seguro Viagem Internacional

Seguro Viagem América

Seja na América Latina ou em outros países do Continente Americano como Estados Unidos e Canadá, o seguro viagem protege você em toda a Extensão do Continente Americano, do Canadá ao Chile.

Seguro Viagem Europa

Ideal para quem deseja viajar a Países que fazem parte do Tratado de Schengen. Suas coberturas atendem a requisitos obrigatórios.

Seguro Viagem Mundo

Serve para quem quer viajar por vários Países com a proteção, assistência completa e segurança oferecidos pelo seguro viagem.

Seguro Viagem Intercâmbio

Oferece proteção para a sua viagem de longa permanência, garantindo a cobertura pelo tempo necessário. Com vigência de até 1 ano cobre eventuais imprevistos em qualquer lugar do mundo durante o tempo que estiver morando fora ou fazendo intercâmbio.

 

O que avaliar na hora de contratar um Seguro Viagem

Quando for contratar o seguro viagem, é importante que você não se preocupe tanto com o preço que está pagando. Avalie alguns fatores para garantir uma viagem tranquila.
As coberturas – alguns seguros oferecem assistência odontológica, além de assistência médica. Podem oferecer assistência com bagagem extraviada, despesas para acompanhante em caso de necessidade, etc.
• Quanto custa assistência médica no país que você está viajando – em alguns países uma simples consulta médica de emergência pode sair bem caro.
A obrigatoriedade do seguro – na Europa exige o seguro viagem de turistas estrangeiros. Assim como Cuba e Venezuela. Nestes casos você é obrigado a contratar.
O seu perfil – se você está grávida ou mesmo se fará esportes radicais.

A Apoio Corretora te auxilia na contratação do seu seguro viagem apresentando as melhores opções de seguro, te ajudando na análise de cada proposta. Faça uma cotação de seguro viagem e descubra como é fácil e rápido a contratação.

Conheça-algumas-coberturas-e-benefícios-que-você-pode-contratar-no-seguro-viagem-1024x400 De A a Z - 10 Dicas que você precisa saber para Economizar com o Seguro Viagem

Conheça as principais coberturas do Seguro Viagem

Analisar quais as coberturas está contratando é uma das principais coisas que você deve fazer no momento de adquirir um seguro.
Quando planejamos o gasto de uma viagem nos preocupamos inicialmente com transporte, hospedagem, alimentação, etc e geralmente nos esquecemos do Seguro Viagem, não é mesmo?
Quando já está quase tudo preparado e você se dá conta que precisa do Seguro começam as pesquisas para ver quais as melhores opções do mercado e encontrar um que tenha um preço que se encaixe no seu orçamento e tenha as coberturas mínimas desejada.
Entender as coberturas do seu seguro viagem é fundamental para uma boa economia pois, quanto mas coberturas e valores contratados, maior será o preço do seu seguro. Tudo vai depender das suas necessidades.

Conheça-algumas-coberturas-e-benefícios-que-você-pode-contratar-no-seguro-viagem-1024x400 De A a Z - 10 Dicas que você precisa saber para Economizar com o Seguro Viagem

Conheça as Coberturas básicas do seguro viagem

1. Morte em Viagem
Essa cobertura corresponde ao seguro de vida. Ela garante o pagamento aos beneficiários indicados na apólice de um valor previamente

contratado, em caso de morte do viajante por motivos naturais ou acidentais.
2. Invalidez permanente total ou parcial em viagem
Essa cobertura corresponde ao seguro de acidentes pessoais. Ela garante uma indenização ao beneficiário, caso haja algum acidente na viagem com perda ou redução de função de membros ou órgãos do viajante segurado.
3. Morte acidental em viagem
Corresponde ao seguro de morte acidental onde os beneficiários recebem o valor contratado em caso de morte do segurado por acidente pessoal durante a viagem.
4. Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem Nacional
Também chamada de DMHO, essa cobertura garante uma indenização para despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas causados por acidente ou doença e começa a valer assim que você inicia a sua viagem.
5. Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao Exterior
Possui a mesma cobertura da DMHO em viagem Na

cional e começa a valer assim que o viajante sai do seu País.
6. Traslado médico
Cobre as despesas de remoção ou transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo, por motivo de acidente pessoal ou enfermidade coberta.
7. Regresso sanitário
Indeniza as despesas do translado de volta ao local de origem, caso o segurado não possa voltar como passageiro regular por ter sofrido um acidente e precisar ficar conectado a aparelhos médicos.
8. Traslado de corpo
Em caso de morte, garante indenização das despesas com a liberação e transporte do corpo do segurado do local da ocorrência até o local de sepultamento.

Conheça-algumas-coberturas-e-benefícios-que-você-pode-contratar-no-seguro-viagem-1024x400 De A a Z - 10 Dicas que você precisa saber para Economizar com o Seguro Viagem

Veja as Coberturas adicionais que você pode contratar no seguro viagem

Quando for contratar o seu seguro viagem, você pode adquirir coberturas extras de modo a garantir maior proteção e tranquilidade na sua viagem. Conheça as principais coberturas que você pode adicionar ao seguro viagem:
1. Seguro Bagagem
Indeniza em caso de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem.
2. Seguro Funeral
Garante as despesas com velório no caso do falecimento do segurado durante a viagem.
3. Cancelamento de viagem
Paga as despesas de pacotes turísticos e/ou serviços de viagem na ocorrência de evento que impeça o segurado de prosseguir viagem.
4. Despesas farmacêuticas
Garante reembolso das despesas com medicamentos prescritos por médicos devido acidente pessoal ou enfermidade durante a viagem.
5. Assistência jurídica
Garante reembolso das despesas com serviços de advocacia em processos criminal ou responsabilidade civil.
6. Pagamento de fiança
Paga as despesas de fiança judicial para liberdade provisória durante a viagem.
7. Cancelamento ou atraso de voo
Reembolsa às despesas com alimentação e hospedagem no caso de cancelamento ou atraso de voo da companhia aérea.
8. Seguro de celular e laptops 
Garante reembolso de alguma porcentagem do valor da nota fiscal de equipamentos eletrônicos em caso de roubo, furto qualificado, impacto de veículos, incêndio, raio ou explosão que ocorram durante a viagem.
9. Seguro Viagem garantida
Reembolsa despesas com os pacotes de viagem no caso de falência ou recuperação judicial da agência de viagens.
10. Assistência fisioterapia
Caso ocorra durante a viagem evento coberto, após a alta hospitalar durante a viagem, garante ao segurado o tratamento de fisioterapia para reabilitação.
11. Prorrogação de estadia
Paga ou reembolsa as despesas com as diárias de hotéis caso da equipe médica determine necessidade de prolongar a estadia devido acidente pessoal ou doença súbita.
12. Acompanhante em caso de hospitalização prolongada
Garante a passagem de ida e volta de uma pessoa para acompanhar o segurado no caso de hospitalização devido acidente pessoal ou doença súbita.

Algumas seguradoras podem apresentar outras coberturas. Converse com o seu corretor de seguros quais as principais coberturas que são importantes para te manter protegido durante o seu percurso.

 

Fique atento a algumas regras na contratação do seguro viagem

A SUSEP determina algumas regras a serem seguidas no seguro viagem:
• Em viagens internacionais a cobertura de DNHO, translado de corpo, regresso sanitário e translado médico são obrigatórias.
• As coberturas de despesas médicas durante viagem ao exterior devem cobrir doença e/ou acidente.
• As coberturas de DMHO nacional e internacional devem cobrir crises de doenças preexistentes ou crônicas que precisam de atendimento urgente, até que o quadro clínico do segurado esteja estabilizado para prosseguir viagem ou voltar ao local de origem.
• A cobertura de translado de corpo não pode ser contratada de forma isolada. Assim, você precisa contratar outras coberturas.
• A cobertura de despesas médicas (nacional ou internacional) deve ser contratada juntamente com a cobertura de traslado médico.
É importante lembrar que o valor da indenização e de gastos será até o limite contratado. Isto quer dizer que se você contratou uma cobertura com indenização de 30 Euros, este será o valor máximo que você vai receber, mesmo que você tenha gastos superiores. Por isso é importante analisar bem as coberturas e valores contratado junto ao seu corretor de seguros.

Conheça-algumas-coberturas-e-benefícios-que-você-pode-contratar-no-seguro-viagem-1024x400 De A a Z - 10 Dicas que você precisa saber para Economizar com o Seguro Viagem

Conheça o Seguro Viagem com cobertura para Esportes Radicais

Se você vai viajar a lazer e pretende praticar esportes radicais é importante saber se o seu seguro viagem cobre esses riscos.
Você gosta de fazer rapel, esquiar, canoagem, percorrer longos trajetos de bicicleta ou escalar maratonas pelo mundo deve saber que a maioria dos seguros viagem não cobre problemas decorrentes da prática esportiva.

 

Saiba quais os tipos de esportes que são cobertos pelo seguro viagem

A aceitação para determinada prática esportiva depende da seguradora. Geralmente eles cobrem grande número de esportes na modalidade amadora. Se você pratica esporte de forma profissional e participa de competições deve buscar uma cobertura específica para essa prática. Para isso, consulte o seu corretor de seguros.
É bom relatar que a maioria das artes marciais e lutas não são cobertas pelos seguros viagem. Veja se o seu seguro cobre corridas automobilísticas, voos de asa delta, paraquedismo, trekking em condições extremas (como na Antártica) e ultramaratonas caso deseje praticar algumas dessas atividades. É importante saber se a atividade que deseja praticar é autorizada no país, atividades não legalizadas não são cobertas pelo seguro viagem.

Algumas das seguradoras que possuem coberturas para práticas esportivas inclusa nos planos do seguro viagem internacional são: Travel Ace Assistence, Affinity e a Vigtal Card.
Quando for fazer a cotação do seguro viagem indique que irá praticar esporte de aventura como: esquiar/correr/mergulhar e peça para que a seguradora indique quais as atividades cobertas em cada plano.

 

Tenha alguns cuidados no momento da contratação do seguro viagem para a prática de esportes radicais.

Se informe sobre as regras de cobertura para o esporte desejado. Se for mergulhar procure saber até quantos metros de profundidade a cobertura limita; se cobre mergulho em cavernas; em águas desabrigadas, etc.
Outra dica que as pessoas não se atentam é saber se há cobertura para resgate. Para quem pratica esqui, voo de asa delta ou parapente o resgate pode ser necessário. Não esqueça de certificar se a cobertura por invalidez e morte é válida para esportes de aventura. É importante que a seguradora cubra o repatriamento do corpo.
Sempre envie uma cópia do seu seguro viagem a um familiar ou familiar.

 

Quanto custa um Seguro Viagem

Muitas pessoas quando estão prestes a viajar ficam na dúvida sobre contratar o seguro viagem pois não querem ter mais um despesa de viagem. Conhecer o seguro é fundamental para você tomar uma decisão consciente.
Os seguros viagem podem ter valores diferentes de acordo com o que oferecem.
Vamos exemplificar com o preço de uma consulta nos Estados Unidos. Lá, caso você precise ir em uma emergência você vai pagar no mínimo US$350 por uma simples consulta. A depender do período de sua viagem esse valor supera o preço que iria pagar pelo seguro.
Na Europa você corre o risco de não entrar no país sem um seguro viagem, já que é obrigatório para turistas estrangeiros. Com isso percebemos que o seguro nem é tão caro devido a sua importância e valor de coberturas.
Para te ajudar a decidir e entender o que interfere no preço do seguro viagem vamos analisar algumas variáveis.

 

Confira as principais formas de pagamento do Seguro Viagem:

  • Boleto bancário à vista, geralmente com 5% de desconto;
    • Cartão de crédito com parcelamento em até 6x sem juros. As principais bandeiras de cartão são aceitas, como Visa, Mastercard, Elo e outras.

 

Veja o que pode deixar um seguro mais caro ou mais barato.

A cobertura oferecida
Existem diferentes tipos de seguro de viagem variando de acordo com a sua cobertura. Quanto maior a assistência e valor das coberturas, mais alto será o preço também.
A duração da viagem
Quanto mais tempo durar a sua viagem, mais caro será o seu seguro viagem. Esse é um dos fatores que mais influenciam no valor do seu seguro devido ao “aumento no tempo de exposição ao risco”.
A idade
A idade é outro fator que interfere no preço do seguro viagem. A maioria das seguradoras cobram um valor mais alto de cobertura para pessoas mais velhas (a partir de 60, 70 ou 80 anos).
O Tipo de viagem
É importante lembrar que se você estiver fazendo uma viagem que envolva esportes de aventura e de risco (ski, surfe, paraquedas, etc), o seguro viagem tende a ser mais caro devido ao aumento no risco de acidentes.
A seguradora
O preço varia de acordo com a seguradora que você está contratando. Cada uma cobra um determinado preço para as coberturas. Por isso, você deve fazer uma cotação com diferentes seguradoras.

NÃO CAIA NA ARMADILHA DO SEGURO VIAGEM MAIS BARATO!
Essa e a pergunta que a maioria dos viajantes procuram mas devemos ter alguns cuidados.
Caso você deseje viajar para a França e contrate um seguro de apenas 15 mil euros para pagar um prêmio menor, você terá sérios dissabores e esse pequena economia vai se tornar em uma grande despesa.
Quando chegar no aeroporto em solo Francês, você vai descobrir que a assistência médica obrigatória é de no mínimo de 30 mil euros e com isso a sua entrada será negada e suas férias frustrada. Por isso, ao contatar o seguro, se certifique que ele é um Seguro Viagem Europa onde as coberturas mínimas são suficientes para o seu ingresso.

Vamos considerar uma viagem de sete dias para qualquer país e ignorando as variações de preços de acordo com a idade do segurado. Um Seguro viagem de R$ 70 a R$ 100 é o mais barato entre as nossas simulações e possuem coberturas entre US$30 mil e US$60 mil, além da cobertura para bagagens de US$1200.

A dica é, na hora de contratar o seu seguro viagem não adianta escolher aquele com o menor valor, cujas coberturas não atendem às suas necessidades.

 

O que você pode contratar no seguro Viagem Internacional?

Alguns seguros são mais baratos por possuírem coberturas básicas levando você a arcar com custos extras, caso tenha de acioná-lo. Cuidados com esses.

Veja as principais coberturas que você deve contratar no seu seguro viagem internacional para viajar com tranquilidade.

✓ Atendimento médico em caso de acidente ou enfermidade (prefira os que possuem cobertura de, pelo menos, US$ 50-80 mil, de acordo com o país, ou €$ 30 mil, para países da Europa);
✓ Internação. Algo que não é oferecido por todos os planos, mas que é bom incluir. Caso contrário você arcará com despesas de diárias de quartos, que costumam ser caras;
✓ Hospedagem pós internação;
✓ Assistência farmacêutica;
✓ Assistência odontológica para urgências;
✓ Assistência psicológica;
✓ Assistência jurídica (pense no que pode acontecer se um policial corrupto plantar drogas em sua mochila?);
✓ Cobertura para esportes radicais. Se você for fazer esportes outdoor (rafting, voo livre, esportes de velocidade, etc), considere incluir;
✓ Cobertura contra roubos (quaisquer itens, mesmo roupas), perdas, danos, e extravio de bagagem;
✓ Cobertura contra cancelamentos, interrupções de viagens, e afins (itens que reembolsam perdas com reservas de hospedagens, por exemplo);
✓ Sequestros;
✓ Seguro para equipamentos eletrônicos (caso tenha equipamentos muito caros);
✓ Traslado para atendimento médico local, incluindo resgates de helicóptero (quando necessário);
✓ Passagem aérea de retorno para emergências (conflitos civis, problemas políticos, desastres naturais, problemas com sua família, continuação de tratamento, etc);
✓ Atenção 24h (sim, há seguros que não oferecem isso, algo básico). Sempre pergunte como é contato para acionar o seguro e se há um telefone local em seu destino de viagem;
✓ Repatriação funerária. Pensar nessa hipótese, é ruim, eu sei, mas pode acontecer, e facilitará muito a vida das pessoas queridas que ficarão.

Cuidados que devem ser seguidos na contratação do seguro viagem

a) Entenda para que serve o seguro viagem:
O principal propósito do Seguro Viagem é garantir indenização, prestação de serviço ou reembolso em caso de imprevistos que venham a acontecer durante a sua viagem.
b) Compare o preço e coberturas dos seguros viagens das principais seguradoras:
Comparando o preço do seguro com as mesmas coberturas, você pode verificar qual seguradora cobra mais barato pelo produto antes de finalizar a sua compra. A Apoio corretora faz uma simulação online nas maiores seguradoras para você ter a certeza de contratar, no conforto da sua casa, o seguro viagem com o melhor preço.

c) Confira os descontos e forma de pagamento:
Algumas seguradoras dão desconto quando você paga a vista. A Porto Seguro oferece 5% de desconto com pagamento no Cartão porto e ainda divide sem juros o valor do seu seguro viagem.

d) Conheça o seu destino e evite imprevistos:
Para alguns países da Europa o seguro viagem é obrigatório devido ao Tratado de Schengen neles, a sua entrada só é permitida com uma assistência médica de no mínimo 30 mil euros. Em Cuba e Austrália esse valor também é obrigatório, apesar de possuírem regras diferentes.
Conhecendo o seu destino você deve ficar atento ao que pode precisar. Quem vai para os Estados Unidos deve contratar uma cobertura de despesas médicas maior daqueles que vão para ao Peru, por exemplo. Isso pelo simples fato dos valores com gastos médicos ser diferente em cada país.
Esses informações podem ser adquiridas junto a agências de viagens, com pessoas que já foram a esses destinos ou até mesmo na embaixada do país de destino.
e) Tenha claro o seu objetivo na viagem antes de escolher as coberturas:
Viajar a trabalho, lazer, fazer esportes radicais ou conhecer os pontos turísticos? O seu perfil de viagem afeta na hora da contratação do seguro. Se você vai praticar esportes, contrate uma cobertura maior para danos causados por acidente. Fique atendo pois pagar uma cirurgia de um membro quebrado do próprio bolso pode sair muito caro.
Cobertura de extravio de bagagem e cancelamento de voo são muito importantes pois, esses imprevistos sempre podem acontecer.
f) Fique atento a Apólice do seguro Viagem:
A Apólice é o documento que comprova tudo o que você contratou no seu seguro. Nela você encontra os valores contratados de cada cobertura. Leia a apólice atentamente e se certifique que o seu seguro tem todas as coberturas que você precisa.

Conheça-algumas-coberturas-e-benefícios-que-você-pode-contratar-no-seguro-viagem-1024x400 De A a Z - 10 Dicas que você precisa saber para Economizar com o Seguro Viagem

Veja alguns Cuidados na hora de contratar um seguro viagem

1 – Defina as cobertura de seguro que você precisa
Cada seguradora pode oferecer coberturas diferentes. Por isso, que na hora de contratar o seu seguro viagem você precisa verificar se ele atende às suas necessidades.
O preço do seguro pode variar de acordo com as coberturas, a idade do viajante, do tempo de viagem, o país de destino e, até mesmo se você vai praticar esportes radicais ou não.
2 – Analise diferentes orçamentos e propostas
O seguro viagem é oferecido por diferentes corretoras. Cada uma tem seus benefícios e preços. Além do valor das coberturas, compare os tipos de cobertura e preço do prêmio a ser pago pela contratação de cada seguro.
3 – Saiba a diferença entre assistência viagem e seguro de viagem
Os planos de assistência viagem oferecem atendimento dentro de uma rede credenciada e, contratando este seguro, você não paga nada na hora dos procedimentos. Já no caso do seguro viagem você pode escolher o local de atendimento (se você prefere ir numa clínica ou hospital) e paga pelo tratamento na hora para ter o reembolso depois, após comprovar as despesas. Alguns Planos de Saúde oferecem o plano de assistência viagem, outros podem oferecer o seguro viagem, fique atendo!
4 – No momento da contratação
Você deve informar no momento da contratação do seguro todas as informações a respeito da sua viagem. Desta forma você não vai correr o risco de ter alguma cobertura negada. Idade, destinos da viagem, doenças preexistentes e se você vai praticar algum esporte radical são fatos que fazem a diferença na cobertura do seu seguro.

5 – Posso contratar um seguro por um período inferior ao da viagem?

O período do contratação é você quem vai determinar no momento de preencher a proposta mas não é aconselhável que coloque um período inferior ao da viagem. O agente de imigração pode questionar a divergência das datas e barrar a sua entrada. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório para a entrada em países que assinaram o Tratado de Schengen.
Na Europa é exigido que você tenha a passagem de volta emitida. Não esqueça que o período máximo para turistas ficarem na Europa é de 90 dias.
6 – É possível estender o seguro após o embarque?
Para algumas seguradoras sim. Basta que você ligue para o atendimento ao cliente da sua seguradora alguns dias antes do vencimento e peça uma nova cotação.
7 – O seguro incluído no cartão de crédito é válido?
Alguns sim, outros não.
Você deve se informar se a categoria do seu cartão de crédito oferece o seguro viagem e precisa analisar o que está coberto. O que consta no seguro viagem oferecido e se possui o Certificado Schengen, para quem vai para a Europa. Caso seja necessário você pode contratar um seguro a parte para complementar o do cartão.
Vale lembrar que esse seguro só é válido para passagens pagas integralmente com o cartão de crédito e, normalmente, cobre no máximo três meses no exterior.

 

Saiba como solicitar a indenização do seu seguro viagem

Tudo estava acontecendo de forma maravilhosa em sua viagem mas um ingrediente de uma comida típica te causou alergia e fez você precisar de um atendimento de urgência. E agora?
O seguro viagem te protege contra acidentes e doenças e garante tratamento médico durante a sua viagem. Com ele você garante o reembolso das despesas ou mesmo a prestação de serviços médicos e odontológicos.
Contratar o seguro viagem é importante em viagens longas e até mesmo curtas já que você nunca sabe se algum imprevistos vai acontecer, como quebrar o braço ou mesmo contrair uma virose durante a viagem.

 

Reembolso ou indenização do Seguro Viagem

Você só será reembolsado caso tenha contratado a cobertura que garante aquela indenização. É importante ficar atento ao valor da indenização contratada, porque você só vai receber o valor máximo contratado, mesmo que suas despesas ultrapassem o valor. Sendo assim, se você contratar R$ 1.000,00 de despesas farmacêuticas e tiver um gasto de R$ 1.700,00 você só será reembolsado com o valor contratado, ou seja, R$ 1.000,00.
Leve sempre com você o número telefônico da central de atendimento e a apólice. Muitas seguradoras disponibilizam ligações a cobrar em caso de emergência. O prazo de reembolso vai até 30 dias após entrega dos documentos solicitados pela seguradora.
As seguradoras pedem que o fato seja avisado o mais rápido possível, para que as medidas sejam tomadas. Guarde sempre os comprovantes e notas de todos os gastos que você tiver relacionados ao sinistro. Eles serão solicitados quando você pedir o reembolso dos gastos.
Para saber os documentos necessários para as coberturas contratadas você pode consultar as condições gerais do seu seguro ou entrar em contato com seguradora.

 

O que não está incluso em um seguro de viagem

O seguro viagem cobre apenas emergências. Não espere poder realizar consultas médicas comuns, exames de rotina, ou tratamento de doenças pré-existentes.

Outro detalhe é que, geralmente, os seguros viagem não cobrem acidentes em países de risco, ou seja, lugares considerados muito perigosos, que passam por algum conflito civil ou guerra, desastres naturais, epidemias, etc, antes da sua viagem.

Problemas provenientes do uso de drogas (lícitas ou ilícitas), nacionais ou estrangeiras, não serão assistidos pelo seguro. Se envolver em acidente ao conduzir um veículo sob efeito de substâncias entorpecentes como alcool leva a perda de cobertura também.

Veja os documentos mais comuns solicitados pelas seguradoras.

Em caso de Despesas Médicas e Odontológicas

  • Formulário de Aviso de Sinistro preenchido e assinado
  • Cópia da fatura do cartão mostrando a compra em seu cartão Visa
  • Cópia da nota fiscal detalhada dos serviços médicos prestados ou de algum serviço relacionado
    Cópia do Bilhete de Seguro Anual
  • Laudo médico atestando a ocorrência do Evento Coberto
  • Atestado de Óbito e Laudo de Necropsia (Para a cobertura de Traslado de Corpo)
  • Boletim de Ocorrência Policial
  • Laudo de perícias realizadas
  • Qualquer outra informação que possa ser requerida

Em caso de Despesas Farmacêuticas
• RG, CPF e Comprovante de Residência
• Nota fiscal comprovando a compra do medicamento durante a Viagem Segurada.
• Prescrição médica
• Autorização para Crédito em Conta Corrente.

Em caso de danos à mala
• Cópias do CPF e RG autenticadas ;
• Relatório emitido pela empresa responsável referente aos danos (PIR– Property Irregularity Report);
• Orçamento original de reparo ou nota fiscal original do reparo de reposição da mala danificada
• Autorização para Crédito em conta corrente

Em caso de Atraso de Vôo
• RG, CPF e Comprovante de Residência do Segurado.
• cópia da passagem aérea e do cartão de embarque;
• comprovantes das despesas com alimentação e hospedagem;
• declaração de atraso emitido pela da companhia aérea.
• Autorização para Crédito em Conta Corrente.
É necessário também preencher o aviso de sinistro, que é a formalização do que ocorreu durante a viagem junto a seguradora.

 

Entenda como funciona a FRANQUIA no seguro viagem?

Se você está procurando deixar o seu seguro mais barato, você pode optar por contratar um seguro com Franquia. Algumas seguradoras cobram uma franquia para o acionamento da cobertura de Despesas Médicas e Hospitalares (DHMO) no seguro viagem.
Saiba como funciona a Franquia no Seguro Viagem.
A franquia corresponde a sua participação nas despesas caso o seguro seja acionado. Isso significa que você vai precisar pagar um valor previamente acordado para “ativar” a cobertura na seguradora
Você paga o seguro viagem com um preço mais baixo e, caso precise utilizar a cobertura, você vai precisar pagar o valor da franquia para utilizá-lo. Quanto maior o valor da franquia, menos despesas ficará sobre o encargo da seguradora e mais barato tende a ser o seguro. Sem falar que as pessoas tendem a pensar 2 vezes antes de acionar algo que terão que pagar novamente para usar. Por isso, analise se essa economia que terá ao contratar um seguro com franquia é realmente válida.

A franquia de seguro só é cobrada para algumas coberturas como a de DNHO, a grande maioria das coberturas podem ser acionadas sem o pagamento da franquia.
Se a despesa for menor que o valor da franquia certamente você pagará o valor diretamente ao prestador, já que não vale a pena você pagar uma franquia maior para usar um serviço mais barato. Agora, se a despesa ultrapassar a franquia, a seguradora entrará com o restante do valor, complementando o que deve ser pago por você.
Ao acionar o seguro viagem para cobertura de despesa médica hospitalar, se o cliente informar a seguradora antes de ir ao hospital, a empresa pode mandar a autorização de pagamento da franquia informando ao hospital que cobrará o paciente ou, esta pode ser paga diretamente à seguradora.
Se o cliente for direto ao hospital, sem avisar antes a seguradora, podem acontecer duas coisas. Ao mostrar a apólice, o hospital vai ligar para a seguradora e será informado sobre a franquia. Ou, caso o hospital não entre em contato, enviará a fatura integral a seguradora e a seguradora cobrará o cliente.

 

Conheça o seguro viagem do cartão de crédito

Muitos cartões de crédito oferecem assistência viagem nacional e internacional. No entanto, a maioria deles não cobre o tratado de Schengen.
Para ter direito a utilizar o seguro viagem do seu cartão você deve atentar para um detalhe muito importante. Não se esqueça de comprar a sua passagem (aérea, rodoviária ou marítima) com o seu cartão. Quando a passagem aérea é adquirida com milhas, você precisa pagar todas as taxas com o cartão.
Essas proteções só são válidas, porém, se o cliente utilizar uma empresa de Transporte Público Autorizado, a passagem for paga integralmente com o cartão (ou as taxas, no caso de emissão com milhas) e preencher antes do embarque o Formulário da ACE.

A quantidade de coberturas e o valor máximo de cada uma delas varia de acordo com as categorias de cada cartão. Veja como funciona nas principais bandeiras de cartões de crédito:
Seguro Viagem Elo
Os cartões Elo das categorias Nanquim e Grafite incluem Seguro Viagem com coberturas em caso de emergências médicas, cancelamento de viagem e atraso ou perda de bagagem. As proteções variam de acordo com o banco emissor do cartão, Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Seguro Viagem Visa
Apenas clientes com cartões Visa a partir da categoria Infinite têm acesso ao Seguro Viagem, válido também para o cônjuge e os dependentes com até 23 anos, em viagens internacionais. A cobertura inclui acidentes e emergências médicas e odontológicas, assim como internações, transporte e prescrições. Também incluem cobertura em caso de extravio de bagagem.
Fique atento ao procedimento para reembolso dos gastos incluídos no seguro. Ele não é válido para viagens à Cuba, Coréia do Norte, Irã, Sudão e Síria.
Seguro Viagem American Express
Essa cobertura é válida para viagens a uma distância maior que 100 quilômetros da sua cidade. Cônjuge e filhos menores de 24 anos estão cobertos desde que a viagem dos mesmos tenham sido pagas com o cartão.
Seguro Viagem Diners
Os cartões Diners Club International e Club Exclusive incluem proteção apenas para o contratante, em caso de acidentes pessoais com cobertura de morte acidental ou invalidez permanente total decorrentes de acidentes durante o período da viagem.
A depender do cartão Diners você tem direito ao Certificado do Tratado de Schengen para voar a Europa.
Seguro Viagem MasterCard
Três categorias de cartões MasterCard Gold, Platinum e Black incluem o Seguro Viagem Internacional com coberturas em caso de acidentes. Apenas os cartões Platinum e Black, porém, incluem proteção para gastos médicos e odontológicos em caso de emergência durante viagem internacional.
O portador do cartão, assim como seu cônjuge e filhos de até 18 anos – ou até 25 anos caso estejam na faculdade – podem contar com essa proteção, sem precisar viajar juntos, desde que as passagens sejam pagas integralmente com o cartão. Você deve emitir o certificado do seguro pelo site da MasterCard AIG.
O seguro para aluguel de carro é válido para clientes Gold, Platinum e Black, menos em países onde esse tipo de cobertura é proibida por lei, como Itália, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Israel e Jamaica.

Antes de viajar entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco ou bandeira de cartão para se informar sobre as coberturas. Procure saber sobre:
• Qual é o período máximo de cobertura?
Muitas empresas de cartão não oferecem coberturas para mochilão, viagens sabáticas e intercâmbios que durem mais de três meses.
• Qual é o valor coberto para assistência médica e hospitalar?
Países da União Europeia exigem seguros com cobertura mínima de 30 mil euros. Algumas empresas, inclusive, emitem o Certificado Schengen para viagens ao continente europeu.
• Se há coberturas para o extravio de bagagens?
Algumas categorias de cartão oferecem apenas o rastreamento
• Como você deve proceder para receber as coberturas?
A maioria dos cartões trabalha com reembolso, ou seja, você precisa guardar as notas dos serviços utilizados – que estão cobertos no seu seguro e enviar para a empresa ressarcir no limite dos gastos contratados.

 

Conheça os principais países e continentes em que o seguro viagem é obrigatório.

EUROPA
A maioria dos países Europeus exige o seguro viagem para possibilitar a entrada de visitantes estrangeiros. Isso se dá devido ao Tratado de Schangen dentro do continente. Esse tratado serve para facilitar a livre circulação entre os países que compõem o Espaço Schengen.
Com a livre circulação diversos países, incluindo Brasil, não precisem de visto para visitar os países membros do Tratado, podendo ficar um período de até três meses viajando por esses países.
Mesmo o Reino Unido não fazendo parte do Tratado de Schengen, para entrar na Irlanda o seguro viagem é obrigatório. No entanto, não precisa ter o valor mínimo de 30 mil euros.

AMÉRICA LATINA
Na América Latina, que inclui os países da América do Sul, o seguro viagem não é obrigatório, com exceção de Cuba e Venezuela. O seguro viagem para entrar em Cuba deve ter uma cobertura no valor mínimo de 10 mil dólares e deve incluir assistência médica. Para entrar na Venezuela, o seguro viagem deve ter valor mínimo de quarenta mil dólares.

ESTADOS UNIDOS
Para viajar aos Estados Unidos da América não é obrigatório o seguro viagem. Porém, devido aos altos custos com uma simples emergência médica, é muito importante a sua contratação.
AUSTRÁLIA
Na Austrália, o seguro viagem para entrada de estudantes estrangeiros é obrigatório. É preciso contratar um OSHC (Overseas Student Health Cover) para ter acesso ao sistema de saúde pública do país. Esse seguro oferece um tipo de cobertura básica para despesas com médicos, hospitais, emergência e gastos com ambulância.
Mesmo não sendo obrigatório para alguns países, o seguro viagem tem muitas vantagens. A principal delas é obter assistência num momento de imprevisto e não precisar pagar altos preços por atendimento e procedimentos médico em outros países.

 

Antes de Viajar faça o check list da documentação necessária

  • Passagem de ida e volta
    • Passaporte com a validade mínima definida pelos países que você irá visitar.
    • Comprovante do Seguro Viagem e/ou Certificado Schengen
    • Comprovante de reserva dos hotéis que irá ficar ou carta convite de um amigo que resida legalmente no país
    • Algo que comprove que você tem dinheiro suficiente para se manter durante a viagem (cartão de crédito/débito/pré-pago ou dinheiro em espécie).

 

Pretendo Viajar pela Europa, com o que preciso me preocupar?

Você sabia que não é necessário tirar um visto para entrar nos 28 países da União Europeia? Entre eles Portugal, Espanha, Itália, Grécia e França. Porém, não se esqueça de levar o seu Passaporte, ele é o único documento de identificação aceito no continente e, em alguns casos, é exigido que ele tenha no mínimo três meses de validade a partir da data de retorno para o Brasil. Já para entrar em Londres e na Inglaterra, seu passaporte precisa ter, no mínimo, seis meses de validade a partir da data da viagem.
Por exemplo, se sua passagem está marcada para 10 de janeiro, é necessário que a data de vencimento do seu passaporte seja só após 10 de julho do mesmo ano.

 

Pretendo viajar para os Estados Unidos, quais os documentos necessários?

É necessário ter passaporte dentro da data de validade e visto válido para entrada nos Estados Unidos. Para tirar o visto, é preciso contatar a embaixada dos EUA em Brasília ou um consulado estadunidense, localizado nas principais capitais brasileiras.
A validade do visto variar de acordo com o tipo solicitado. O visto de turista pode ter uma validade de até 10 anos. Cuidado, não confunda a data de validade do visto com o tempo de permanência dentro do país. O tempo de permanência será determinado pelo agente de imigração quando você desembarcar nos EUA e, geralmente, esse prazo costuma ser de seis meses para viagens a turismo.
Confira alguns dos tipos de vistos existentes para entrar nos EUA:
B1 – Visto de negócios (pode ser utilizado por participantes de eventos corporativos).
B2 – Visto destinado para turismo ou tratamento médico
F1 – Visto para Estudantes vocacionais ou acadêmicos
L – Visto para trabalhos temporários (inclui estágio)
Q – Visto para Intercâmbio cultural

 

Conheça o Tratado de Schengen dos países da Europa

O Tratado ou Acordo de Schengen foi assinado em 1985 e estabelece regras específicas aos turistas que pretendem visitar alguns países do continente Europeu e necessitam de visto para tal viagem. O objetivo do acordo é garantir o controle da circulação de visitantes entre os países integrantes.
Atualmente 25 países participam do tratado, entre eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Quatro novos integrantes permanecem em fase de implementação: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.
Uma das principais determinações do acordo é a obrigatoriedade da contratação de um Seguro Viagem que contenha cobertura mínima de € 30.000 (trinta mil Euros) para garantia da execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente.

Algumas dúvidas sobre o seguro Viagem

  • Quem pode contratar o Seguro Viagem?
    O seguro Viagem pode ser contratado por pessoas físicas com idade até 70 anos ou 90 anos, lembrando que alguns planos podem excluir problemas de gravidez após o 7º mês (28º semana) de gestação, quando decorrentes de doença. O Seguro Viagem pode ser contratado até um dia antes do início da viagem.
    • Quais documentos receberei na contratação do seguro viagem?
    Após a contratação, o segurado receberá dois e-mails. O primeiro terá a Carta Garantia, com os dados do plano, coberturas e limites, bem como os telefones da Central de Atendimento e como entrar em contato. O segundo e-mail terá o documento da Apólice do Seguro e Manual da Assistência.
    • Posso contratar o seguro após iniciar a viagem?
    Não. O seguro deve ser contratado ainda no Brasil antes do início da viagem.
    • No caso de cancelamento da viagem, como devo proceder para cancelar o seguro?
    O cliente deverá ligar na Central de Atendimento da sua seguradora e solicitar o cancelamento.

 

Descubra qual a melhor Seguradora para contratar um Seguro Viagem

A Apoio Corretora de Seguros é parceira das maiores seguradoras de viagem do país. Solicite uma simulação e contrate o seu seguro com a Apoio Corretora de Seguros

Porto Seguro – Uma das maiores seguradoras do Brasil. Apresenta um portfólio amplo e grande variedade de seguros. Comercializa o seguro viagem de boa qualidade e ótimo preço. A Apoio Corretora de Seguros tem parceria com a Porto Seguro em todos os tipos de seguros.

Mondial Assistance – Seguradora líder mundial em assistência viagem 24 horas e faz parte do Grupo Allianz Global Assistance. Possui parceiros em diversas partes do mundo que podem te ajudar nos casos de atendimento emergencial.

Travel Ace – Empresa do grupo argentino Imás. Possui centro hospitalar próprio em Bariloche além de um avião sanitário próprio em caso de necessidade de traslado.

Global Travel Assistance – Seguradora é brasileira com mais de 20 anos. A Global Travel Assistance já foi eleita 9 vezes como a melhor assistência de viagem no Brasil pela AVIESP.

Vital Card – Outra empresa brasileira, a Vital Card atua há mais de 15 anos no mercado de assistências e seguros para viagem. Com prêmio parcelado até 12 vezes ela apresenta diferentes combinações de coberturas e assistências para todos os tipos de viagem, com opção de parcelar em até 12 vezes.